Vitória de Inglaterra: A rainha que amou e ameaçou Portugal – Isabel Machado

A rainha Vitória de Inglaterra marcou de tal forma uma época, que esta foi associada ao seu nome: a era Vitoriana. Ela reinou Inglaterra por 82 anos, período no qual foram regentes em Portugal, D. Pedro V, D. Luís e D. Carlos.

Neste romance histórico ficamos a conhecer bastantes pormenores sobre o relacionamento de amizade entre as cortes Portuguesa e Inglesa. Nem sempre as relações eram totalmente pacíficas, principalmente por causa do conflito de interesses em relação às colónias africanas.

Com a leitura deste livro entrei em contacto com alguns pormenores históricos interessantes da história da Inglaterra do século XIX, mas também de Portugal e da própria Europa. Claro que o maior foco está na figura de Vitória, que vive um grande amor pelo seu marido, Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha.

Se gostei desta leitura? Acho que a frase da contracapa vende bem este livro:

“Como se atrevem?” O grito ecoou pelos corredores do palácio. (…) Não queria acreditar no que os seus olhos viam. Um mapa com uma grossa barra cor-de-rosa a dividir o continente africano em duas partes, ligando o Oceano Atlântico ao Índico. (…)

Parece emocionante, não? Pois, a mim pareceu, mas fora este episódio, todo o restante livro não me seduziu, a escrita pareceu-me arrastada e até às vezes chata. Não me senti nada envolvida com a história, embora tivesse sido interessante ler sobre alguns factos históricos, que foram o que, aliás, salvaram esta leitura. Daí a minha pontuação de 3 estrelas no goodreads.

Mas esta é a minha humilde opinião, e vale o que vale. Não quero desencorajar de forma alguma a sua leitura, porque o livro é bem escrito e pareceu-me bem fundamentado historicamente, e de qualquer das formas vale a pena conhecer a importante figura de Vitória!!

Esta foi uma leitura para o projecto #historiquices da Miúda Geek!

Editora: A esfera dos livros

Páginas: 406

ISBN: 978-989-626-518-2

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *