Gosford Park: Óscar de Melhor Argumento Original de Julian Fellowes

Gosford Park é dirigido por Robert Altman, e com argumento de Julian Fellowes (o mesmo argumentista de Downton Abbey). O filme tem um clima de suspense muito British e que por isso pode não agradar a todos. Eu adorei a série, mas em relação ao filme, infelizmente o meu inglês não esteve à altura de perceber as subtilezas de alguns diálogos (vi o filme sem legendas).

Neste filme acontece o clássico crime numa grande casa, durante uma festa com imensa gente, e onde muitas dessas pessoas parecem ter um segredo e por isso poderão ser o assassino. Será que foi outra vez o mordomo?  😂 😂

Algumas histórias curiosas vão revelar-se, e acredito que o filme estivesse mesmo à altura do Óscar de melhor argumento original em 2002. Preciso de rever este filme, pois fiquei com a sensação que ainda me escapou um pouco deste grande argumento.

Quanto à fotografia e ao ambiente, gostei muito da mistura dos cenários clássicos dos anos 30 com a magia da imagem característica dos anos 80 e uma iluminação quase teatral.

Desafio 5 da Cinematona Especial Óscares – √

Veja o trailer do filme aqui.

Realização: Robert Altman

Ano: 2001

Duração: 138 minutos

Género: Suspense

A minha pontuação: 6/10