Cinematona Especial Óscares

Esta semana vi um vídeo no canal da Dora, Books and Movies, que propõe vermos durante o mês de Fevereiro filmes vencedores de Óscares, de qualquer ano.

Como já estou há algum tempo sem ver bons filmes, vou aderir a esta cinematona, e vou mesmo tentar cumprir com as 5 categorias que a Dora propõe:

Categoria 1: Melhor Filme

Para esta categoria escolhi o filme que ganhou este Óscar em 2014: 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão). Este filme também ganhou os Óscares de melhor actriz secundária e melhor argumento adaptado.

cartaz do filme 12 anos de escravidão

Categoria 2: Melhor Actor

Escolhi um filme alternativo, The Artist (O Artista), mudo e a preto branco, uma homenagem a este género cinematográfico. Este filme ganhou os Óscares de melhor actor, melhor filme, melhor realizador, melhor guarda-roupa e melhor banda sonora em 2012.

Cartaz do filme The artist

Categoria 3: Melhor Actriz

Irei ver o filme biográfico baseado na vida de Margaret Thatcher, The Iron Lady (A dama de ferro), com a fantástica Meryl Streep. Este filme ganhou em 2012 os Óscares de melhor actriz e melhor maquilhagem e penteados.

Capa do filme The Iron Lady

Categoria 4: Melhor Filme Estrangeiro

Este foi o filme mais difícil de escolher: irei ver um filme Orfeu Negro por ser baseado num mito (com adaptação) que eu gosto, e por ser falado em português do Brasil. Ganhou apenas o Óscar de melhor filme estrangeiro em 1960.

Cartaz do filme Orfeu Negro

Categoria 5: Melhor Argumento Original ou Adaptado

Escolhi um filme que ganhou o Óscar de melhor argumento original em 2002: Gosford Park. Vi o trailer deste filme britânico, e acho que vou gostar bastante 🙂

Cartaz do filme Gosford Park

E vocês, já viram algum destes filmes? O que é acharam?

 

8 comentários em “Cinematona Especial Óscares”

  1. Olá Márcia,
    Boas escolhas.
    Vou tentar participar. Vi o Iron Lady, o 12 anos de Escravos e o The Artist. Gostei de todos. Vou também fazer a minha escolha.
    Parabéns pelo novo look do blogue. Gosto muoyo.
    Beijinhos e boas leituras

    1. Orfeu Negro consegue-se ver no Youtube, embora a qualidade de imagem não seja muito boa…
      Acho que vou ter um mês de Fevereiro em grande 😀

    1. Não vou com muitas expectativas para O Artista, mas muita gente fala bem desse filme, por isso se calhar vai surpreender-me! 🙂

  2. Olá Márcia

    O Gosford Park tem o mesmo produtor que Downton Abbey – Julian Felowes. Logo aí é sinal de qualidade. Eu já vi há uns anos atrás e gostei muito.
    Também vi o 12 Anos Escravo e é poderoso.
    Também vou ver o The Iron Lady para a mesma categoria. Adoro a Meryl Streep – é a minha actriz favorita.

    Beijinhos

    1. Neste momento já vi o 12 anos de escravidão e o Artista, e gostei bastante!
      Ainda me faltam ver esses 2 filmes que acho que não me vão desiludir!!!
      Beijinhos.

Os comentários estão fechados.